Como fazer de seu PC um servidor FTP
Neste tutorial, você vai aprender a criar um servidor FTP, servidor FTP significa File Transfer Protocol(Protocolo de Transferência de Arquivos), criada por Davi Augusto M. P e Erick G.Pazeto e é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos (também conhecidos como ficheiros), sendo uma das mais usadas na internet.
A transferência de dados em redes de computadores envolve normalmente transferência de arquivos e acesso a sistemas de arquivos remotos (com a mesma interface usada nos arquivos locais). O usuário poderá baixar os arquivos disponíveis e, em alguns casos, poderá hospedar arquivos também. Os sites FTP são diferentes de um site comum (HTTP). A principal característica deles é que ao invés de apresentar escritas, banners, figuras, etc. são exibidos arquivos e pastas, tal como acontece no Windows Explorer. Podemos citar como um exemplo, o site FTP da Microsoft. Para acessá-lo digite na caixa de texto de “Meu Computador” ou em um browser: ftp://ftp.microsft.com/.
Iremos fazer um servidor FTP igual o da Microsoft para isso você vai precisar:
1 – Um servidor FTP
2 – Um domínio
1 – Um servidor FTP
Um servidor FTP é um software que determina quais arquivos serão compartilhados, e que faz possivel a criação de um servidor FTP, o programa que iremos usar nesta tutorial é o CesarFTP que é o mais simples de usar, para baixa-lo clique aqui.
Depois da instalção do programa, abra-o clicando no atalho na Área de Trabalho ou no Menu Iniciar. Após isso o programa será iniciado.
Depois da instalção do programa, abra-o clicando no atalho na Área de Trabalho ou no Menu Iniciar. Após isso o programa será iniciado.
Criaremos agora nossa conta, click no ícone circulado em vermelho.
Você verá uma caixa de dialogo, tal como exibido abaixo:
1º - Click no botão “Add User”. Aparecerá na lista “New User”, selecione-o e coloque seu nome na caixa de texto de “User/Group name”.
2º - Coloque um nome para sua conta, o que você quiser.
3º - Click no botão “Anonymous Access”
Se você quer criar um site aberto a todos, simplesmente clique no botão “Anonymous Access”, deixando a caixa Password desmarcada. Agora, se você quiser criar um site FTP privado, onde apenas algumas pessoas podem entrar, preencha o campo Login com um nome de usuário, marque a caixa Password e digite uma senha. Dessa forma, só terá acesso ao seu site quem souber a senha.
4º Vamos compartilhar alguns arquivos agora! Click no botão “File Access Rights”
Você verá esta janela:
A janela está dividida em duas partes: a de cima mostra os seus arquivos e a de baixo, os arquivos que irão aparecer no FTP. Arraste para a parte de baixo, os arquivos que você deseja compartilhar. Aqui eu compartilhei meus Documentos. Ao terminar de compartilhar seus arquivos feche a janela e click no botão “Ok” na janela de “User and Group Settings”. como vemos acima.
Quase pronto!
Volte para janela principal:
Agora é só por o servidor on-line! Click no semáforo e deixe verde para ativar o servidor (estado on-line). Vermelho, o seu servidor será fechado e nenhum usuário poderá entrar e, quem já estiver navegando, será desconectado do FTP e as atividades serão canceladas. Clicando no ícone de um cadeado, o semáforo mudará para amarelo e o seu servidor ficará fechado apenas para quem quiser entrar, mas os usuários que estiverem navegando no momento continuarão lá. Clicando novamente no ícone de semáforo, ele mudará para verde, o que significa que o servidor está aberto para quem quiser entrar.
Pronto agora é só distribuir sua URL para futuro usuários: ftp://meu_ip/ onde meu_ip é seu IP.
Para acessar o seu site, primeiro você tem que saber seu IP, na janela principal de CesarFTP click em “Server options” ou no ícone de atalho
. Na guia “IP Configuration”, veja qual é o seu IP na coluna “Home IP”.
. Na guia “IP Configuration”, veja qual é o seu IP na coluna “Home IP”.Agora que você já sabe o seu IP, digite-o precedido de 'ftp://' na barra de endereços do seu browser ou de “Meu Computador" como exibido no exemplo abaixo (ex.: ftp://127.0.0.1). Se o site abrir, significa que foi configurado corretamente.
Acima exibição das pastas FTP no Explorer.
2 – Domínio
Você pode acessar seus arquivos pelo seu IP, mas a melhor maneira de acessá-lo é através de um endereço, ex: ftp.meusarquivos.com, pois pessoas mal-intencionadas poderia usar seu IP para invadir seu computador e fazer muitas coisas não agradáveis em seu micro.
Para evitar isso é necessário configurar um domínio. Um domínio nada mais é do que um endereço fixo, nome de seu site. Para registrar um domínio GRATUITAMENTE, acesse o site www.no-ip.com click no banner "No-IP Free" e entre com seu email, click em "Sign Up Now" e preencha o formulário corretamente.
Você receberá um email da confirmação de seu cadastro, faça o login, entre com seu email e senha, click no link "Add Host" como mostra na figura abaixo.
Agora defina um Host e a terminação para seu endereço, ex: se você escolheu “memphis” e a terminação “no-ip”, seu endereço será: “ftp://memphis.no-ip.com”. Digite seu endereço IP e click no botão “Create Host”.
Pronto, agora é só usar o endereço que você criou para acessá-lo e divulgá-lo.
Sinalizador para entrada de carros
Por: Edvanilson S. BarrosO Projeto apresentado consiste em um pisca-pisca alternado com relé (RL1), podendo ser instalado na saída de garagens, condomínios, ou para decoração. O circuito é um oscilador montado em torno de um 555 na configuração estável. Esse circuito é ligado diretamente na rede elétrica através de um redutor bastante simples sem transformador, mas apenas um diodo zener (ZN1 12V) que garante a estabilidade da alimentação. A potência máxima controlada depende apenas do relé usado. O Zener deve ser de 1W ou mais.
Lista de componentes:
R1 e R4 – 10K (marrom, preto, laranja)
R2 e R3 – 1K (marrom, preto, vermelho)
C1 – 100uF (eletrolítico)
C2 – 1000uF (eletrolítico)
CI1 – 555
Q1 – BC 548
D1 e D2 – 1N4007
Indicador de nível de caixa d'água
Por: Dyego Crisóstomo
Um problema encontrado em vários prédios, pousadas, ou até mesmo residências, é o fato de não se saber quando o reservatório de água está com o nível baixo precisando ser cheio, ou o momento de desligar a bomba que o enche. Esse projeto vem apontar uma solução utilizando simples hastes de cobre e a própria água como condutor!
Esquema elétrico

O circuito apresentado indica o nível de água em um reservatório, mostrando-o através do acionamento de LED's. Com o LED 4 aceso a caixa se encontra completamente cheia, e com o LED 1 temos a caixa em seu nível mínimo.
Os sensores são hastes de cobre instaladas no interior do reservatório em sua parte lateral, com distancias definidas que vão determinar os pontos de acionamento. A haste positiva deverá ser colocada no fundo da caixa. Cada sensor de nível (haste) está ligado à base de um transistor que serve de acionador para o LED correspondente ao nível.

A alimentação do circuito deve ser feita com uma tensão de 5V e a fonte obrigatoriamente deverá ser isolada da rede elétrica. O circuito pode ser ampliado para um maior numero de sensores. Essas hastes devem ter no mínimo 10 cm de cobre desencapado para o contato perfeito com a água.
O circuito que aciona o LED 1 (que indica quando o reservatório está num nível critico) também pode ser usado para acionar um sistema de alarme ou mesmo a própria bomba que encherá novamente esse reservatório.
Lista de materiais
10 resistores de 330Ω
05 resistores de 10KΩ
05 transistores BC 548
01 CI 4011
04 LED’s cor verde
01 LED cor vermelha
Esse método nos permite usar pelo menos um par de fios para receber e enviar dados. O Visual Basic utiliza um componente chamado – Microsoft Common Control: MS Comm
para realizar uma comunicação serial. Mas antes de começarmos a trabalhar com a Porta Serial ou RS – 232, precisamos conhecer um pouco das características “físicas” (formato dos conectores e distribuição dos pinos), e “elétricas” (níveis de tensão).
CARACTERÍSTICAS FISICAS
E digite:
Private Sub Form_Unload(Cancel As Integer)
MSComm1.PortOpen = False
‘Fecha a porta, quando o programa for finalizado, ou seja quando o form for descarregado.
End Sub
Na figura abaixo temos o circuito que acenderá o LED. O mesmo é bem simples e pode ser montado em uma matriz de contatos.
Comunicação serial com Visual Basic
Por: Edvanilson S. Barros
Objetivo: Ativar e desativar um LED através da Porta Serial de um PC.
A porta serial
Objetivo: Ativar e desativar um LED através da Porta Serial de um PC.
O projeto pode ser aperfeiçoado para acionar outros dispositivos de cargas maiores, e até ser usado em automação industrial ou residencial.
A porta serial
Um computador vem geralmente com pelo menos uma porta serial para comunicação externa, essa porta envia e recebe informações de bit a bit, ou seja, em serie, como mostra esse exemplo abaixo.
Esse método nos permite usar pelo menos um par de fios para receber e enviar dados. O Visual Basic utiliza um componente chamado – Microsoft Common Control: MS Comm
para realizar uma comunicação serial. Mas antes de começarmos a trabalhar com a Porta Serial ou RS – 232, precisamos conhecer um pouco das características “físicas” (formato dos conectores e distribuição dos pinos), e “elétricas” (níveis de tensão).CARACTERÍSTICAS FISICAS
Figura 2
CARACTERÍSTICAS ELETRICAS
A figura acima mostra a característica física de um conector DB – 9 macho, padrão RS – 232. Abaixo temos a tabela de distribuição dos pinos conectores.
CARACTERÍSTICAS ELETRICAS
Os sinais elétricos da porta serial possuem níveis de tensão entre +15 e -15 VDC. Na figura 1 temos uma representação de um sinal serial nas transmissões de um byte. Na porta serial o “1” lógico tem um nível de tensão entre -15 VDC à -3 VDC e o “0” lógico tem nível entre +3 VDC à +15 VDC. Diferente da lógica TTL que “1” lógico tem nível de tensão igual a +5 VDC e “0” igual a 0 VDC. É muito importante que se tenha atenção nesse ponto para que não aja confusão.
Exemplo prático com Visual Basic.
Exemplo prático com Visual Basic.
1.Inicie um novo projeto clicando em Standard EXE.
2.No Form1 insira dois CommandButton.
2.No Form1 insira dois CommandButton.
Altere a propriedade caption de Command1 para “Liga” e Command2 para “Desliga”.
Obs: Caption no caso do botão, é o texto que aparece sobre ele. Veja o exemplo abaixo.
Obs: Caption no caso do botão, é o texto que aparece sobre ele. Veja o exemplo abaixo.
Na barra de ferramentas não encontraremos o objeto Microsoft Common Control (MS Comm). Para inserir esse e outros objetos, devemos dar um click com o botão direito do mouse na barra de ferramentas ou no menu superior em “Project” em seguida “Components...”
Surgirá em seguida um menu, nele escolha a opção “Microsoft Comm Control 5.0”, feito isso clique em “Aplicar” e “Ok”.
O MS Comm providência a comunicação serial para suas aplicações, permitindo a transmissão e recepção de dados através da porta serial. Pronto, agora que já desenhamos todos os objetos no form vamos escrever os códigos. Dê um duplo clique em CommandButton1 e digite:
Private Sub Command1_Click()
Private Sub Command1_Click()
MSComm1.Break = True
‘Envia um sinal à porta serial.
End Sub
CommandButton2 digite:
Private Sub Command2_Click()
MSComm1.Break = FalseEnd Sub ‘Desliga a porta, suspende o sinal.
No Form1 Digite:
Private Sub Form_Load()
CommandButton2 digite:
Private Sub Command2_Click()
MSComm1.Break = FalseEnd Sub ‘Desliga a porta, suspende o sinal.
No Form1 Digite:
Private Sub Form_Load()
MSComm1.Settings = "9600,n,8,1"
MSComm1.CommPort = 1MSComm1.PortOpen = True
MSComm1.CommPort = 1MSComm1.PortOpen = True
‘Abri a porta para a comunicação, ao carregar o form.
End Sub
Agora mais uma vez no form, altere o evento Load para Unload do Form1. Veja o exemplo abaixo.
E digite:
Private Sub Form_Unload(Cancel As Integer)
MSComm1.PortOpen = False
‘Fecha a porta, quando o programa for finalizado, ou seja quando o form for descarregado.
End Sub
O Circuito
Na figura abaixo temos o circuito que acenderá o LED. O mesmo é bem simples e pode ser montado em uma matriz de contatos.
Ligue o pino 3 (TXD) de DB – 9 em serie com o resistor de 1K e o anodo do LED, seu catodo irá ao negativo assim como o pino 5. A porta serial não fornece corrente suficiente para o acionamento de cargas maiores como uma lâmpada ou um motor. Em circuitos de automação usa-se um relé para controlar uma corrente externa de maior valor e acionar cargas de maior consumo.
Conclusão
Com um experimento utilizando cargas bem simples, podemos descobrir um mundo de possibilidades, e deixarmos a imaginação fluir para assim explorarmos ferramentas incríveis. Foi mostrado nesse artigo apenas o acionamento de um simples LED, mas seguindo esses mesmos conceitos podemos realizar grandes feitos no mundo da tecnologia.




















